Como desabilitar loja Microsoft do Windows 10

Como desabilitar a Loja da Microsoft no Windows 10. Saiba como desabilitar os principais processos da Windows Store que deixam o seu computador lento

Como desabilitar loja Microsoft do Windows 10

O Windows 10 foi publicado com muitos recursos novos, alterando desde a interface do sistema até serviços que eram incluídos nele. Com todas estas alterações, muitas pessoas passaram a ter o problema do disco de modo constante em uso, que deixa a máquina lenta em vários momentos do dia por conta de recursos sendo rodados em segundo plano.

Um destes processos que acaba largando o disco em uso com presença se trata do Wsappx, que se cita a algumas ações da Windows Store rodando em segundo plano. A seguir veja como desativar os processos da Windows Store no Windows 10.

Importante

Antes de continuar com o tutorial abaixo, lembre-se que os apps ou jogos que você possui da Windows Store podem ter o seu funcionamento exagerado por ele. Assim, ele é indicado para quem verdadeiramente  não usa a loja da Microsoft e tem problemas de o disco estar sempre em uso.

Além disto, antes de executar qualquer alteração, crie um ponto de restauração na máquina e faça o backup de seus arquivos mais importantes.

Como desabilitar o processo da Windows Store

Por padrão, não existe uma função que desabilite a Windows Store, sendo assim ser preciso mexer no registro do sistema para que ela pare de funcionar alguns de seus processos. Confira como prosseguir:

  1. Aperte junto as teclas “Win + R” e digite: regedit. Aperte “Enter”;
  2. Pelo menu da esquerda, navegue até este caminho: Computador\HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\WindowsStore;
  3. Caso a chave WindowsStore não apareça, será necessário criá-la através do próprio editor de registros;
  4. Clique com o botão direito do mouse em um espaço em branco e vá na opção “Novo > Valor DWORD (32 Bits)”;
  5. Dê para ela o nome de “RemoveWindowsStore”;
  6. Agora, dê um clique duplo na chave criada e deixe-a com o valor “1”.

Além da alteração feita acima, para que o processo do Wsappx pare de gastar muitos recursos, ainda é preciso realizar mais uma alteração. Veja:

  1. Ainda no Editor de registros do Windows, navegue até o caminho: HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\ControlSet001\Services\AppXSvc;
  2. Dê um clique duplo em “Start”;
  3. Mude o seu valor para “4” e clique em “Ok”;
  4. Reinicie o computador.

Após você ter efetuado todas as estas alterações, o processo do Wsappx, que é o responsável pela Windows Store poderá continuar aparecendo no Gerenciador de Tarefas. Entretanto, por você estar com a loja da Microsoft desabilitada, ele não deverá efetuar os processos que deixam o seu disco em uso, causando a lentidão no sistema.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *