Novo golpe Spotify Premium por 1 ano grátis espalhado no aplicado no Whatsapp

Uma nova campanha cibercriminosa está correndo no WhatsApp. Dessa vez, são mensagens phishing passando contas Spotify Premium grátis por um ano. De acordo com a empresa de segurança ESET, ao apertar no link, as vítimas acabam produzindo renda para os cibercriminosos por meio de propagandas.

Spotify Premium grátis por 1 ano no WhatsApp é mais um golpe


“Ao apertar no link, as vítimas são encaminhadas a uma página com indicações para a recepção da assinatura Premium”, diz a ESET. Nesse momento, a vítima é dirigida a responder a uma pesquisa, independente da resposta dada, uma tela falsa de carregamento é exposta. Logo depois, uma mensagem de parabenização é mostrada comunicando que a vítima já ganhou a conta do Spotify, sendo fundamental apenas ativá-la. A ativação realiza quando a campanha é propagada para os contatos no WhatsApp e, em seguida, o botão ‘Ativar conta’ é pressionado.
Existem propagandas vinculadas à página maliciosa, no caso, que fazem com que cada entrada acredite certo valor na conta dos criminosos
A empresa ainda esclarece que, alem de mensagens falsas desse tipo se divulgarem rapidamente via WhatsApp, essa em conteúdo não foi tão bem formada. “Passos podem ser pulados caso a vítima continue no processo”, confirma.

Como os criminosos conseguem dinheiro com estes golpes? Existem propagandas ligadas à página maliciosa, no caso, que fazem com que cada acesso acredite em certo valor na conta dos criminosos. Se cada vítima compartilhar com 30 pessoas, de acordo com as instruções, em pouco tempo a campanha terá conseguido uma quantia interessante aos atacantes, e quase sem impulso algum.

“No tempo da análise percebemos que, para esta campanha em característica, a monitoração adotada foi exclusive a das propagandas, nenhum arquivo malicioso ou segunda ameaça foi determinada enquanto seguimos todo o processo através do Smartphone”, disse a ESET.

Fonte: ESET


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *