Tirar sal da água do mar cientista da grande passo para realizar esse feito

Tirar sal da água do mar cientista da grande passo para realizar esse feito pode ajudar muitos lugares que não tenha água doce.
Cientistas da Universidade Columbia, de Nova York, revelam um método rápido e fácil para desajustar água. Em artigo anunciado na revista científica Environmental Science Technology Letters, o grupo de pesquisadores utilizou uma técnica apelidada “extração por solvente e balanço de temperatura”, que estabelece na utilização de um solvente que necessita apenas do calor da água, em torno de 70 °C, para efetuar a ação.

Cientistas revelam método mais fácil e rápido para Tirar sal da água do mar


O procedimento é muito desigual dos truques tradicionais, que podem necessitar de muitas fases de separação ou evaporação para alcançar o resultado, como é o caso da osmose reversa e da dessalinização térmica. De acordo com a publicação, a extração por solvente foi capaz de excluir até 98,4% de sal de algumas amostras de água, porcentagem julgada de alta qualidade. Isso pode ser notável na imagem abaixo, em que o solvente tem cor azul; o sal, cor vermelha; e a água, o tom mais claro.

Leia Também

Aplicativo para criança – Baixar

Download Play Store Pro – Baixar APK Grátis

Ao longo do estudo, os especialistas também foram capazes de retomar cerca de 50% da água de salmouras hipersalinas, caso em que os processos tradicionais nem sempre são presentes. Como o próprio nome diz, as salmouras hipersalinas têm elevada acumulação de sal e seu líquido dissolvido pode ser até sete vezes mais salgado do que a água do mar.

Essas armações são resultados de processos de dessalinização, industrialização ou conquista de petróleo e gás. Devido à alta estabilidade e propensão ao contato com produtos tóxicos, seu resto pode sujar águas subterrâneas e colocar em perigo a vida marinha.

“[A extração por solvente] ajudara de modo radical o desenvolvimento sustentável no método da água produzida”, aponta Ngai Yin Yip, professor da Universidade Columbia e chefe do grupo de pesquisa. “Podemos retirar os problemas de poluição dessas salmouras e criar água mais limpa e usável para o nosso planeta”, termina o cientista.

Combate à escassez de água doce
Esse tipo de projeto deve possibilitar a dessalinização em lugares com alta quantidade de água salgada e escassez de água doce. Acima de muitos problemas ambientais modernos, uma técnica mais alcançável tende a ser muito agradável, desde que bem administrada.

A abordagem da busca ainda pode determinar outros problemas decorrentes dos truques de dessalinização atuais, como elevado gasto financeiro e energético. Ela também autoriza que suas etapas sejam efetuadas de modo sustentável: a energia pode ser alcançada pelo calor residual industrial e de painéis solares, por exemplo. Até que tudo isso aconteça, o grupo de especialistas provara a técnica em campo e depois fará os ajustes essenciais.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *