Você espiona o celular do seu parceiro? Metade dos brasileiros fazem isso!

Metade dos brasileiros espiona o celular da namorada(o). A Kaspersky encontrou cerca de 60 mil aplicativos “stalkerware” instalados em dispostivos dos seus clientes. Stalkerwares são apps que exageram da privacidade do usuário e, embora não seja ilegal, pode ser uma bandeira vermelha pertencendo do seu uso.

Você espiona o celular do seu parceiro?


“Embora esse programa não seja estimado ilegal, seu comparecimento, em geral é indesejada e ignota pela pessoa buscada. Em alguns casos, a página de download de alguns spyware é exclusiva ao dizer que ele deve ser utilizado para espionar secretamente a vítima. Frente os recentes abusos de privacidade, a Kaspersky Lab decidiu incluir um alerta especial, autorizando que os usuários determinem por si mesmos o que querem fazer a respeito”, falou a empresa.

Estudos mostram que, além da inrrupção de privacidade, tais programas não tem medidas para defender os dados confidenciais

O que são spywares: aplicativos que rodam em segundo plano e são abaixadas nos telefones – de modo geral por parceiros ou ex-parceiros — para acompanhar e rastrear as atividades do dispositivo. Porém, não há inexistente barreira que possa impedir que as pessoas utilizem esse tipo de programa para fins maliciosos — neste caso o software é aprovado como “stalkerware”, pois, não há a concordância da vítima. “Embora o funcionalismo varie, ela de modo geral autoriza que a pessoa que a instalou entre nas informações do dispositivo dos usuários, mensagens SMS, fotografias, conversas em redes sociais, dados de geolocalização e, em certos casos, transfira gravações de áudio e câmera em tempo real”, pontifica a empresa.

Um estudo de 2018 efetuado pela empresa já mostrava que 49% dos brasileiros concordam espionar online o namorado ou namorada. Ainda em 2018, a Kaspersky Lab spywares em 58.487 dispositivos móveis únicos.

O estudo também mostra que, simultaneamente com a clara invasão de privacidade, tais programas de modo geral não possuem medidas para defender os dados confidenciais que estão sendo sequestrados. “Cinco dos 10 programas Stalkerware analisados tiveram uma violação de dados ou foram julgados vulneráveis a ataques deste tipo. Os analistas encontraram ainda que um fornecedor armazenava arquivos de dados de vítimas num servidor com vulnerabilidades de segurança críticas, deixando os dados armazenados acessíveis a todos”, explicou a empresa.

Abaixo você acompanha alguns passos para se proteger deste tipo de espionagem digital:

  • Instale apenas aplicativos em lojas oficiais, como a Google Play
  • Bloqueie a instalação de programas de fontes desconhecidas nas configurações do Smartphone
  • Nunca divulgue a senha ou o código de acesso ao seu dispositivo móvel, mesmo que seja com alguém da sua confiança
  • Nunca armazene arquivos ou aplicativos desconhecidos no seu dispositivo, pois, eles podem prejudicar a sua privacidade
  • Altere todas as configurações de segurança no seu dispositivo móvel se estiver saindo de um relacionamento. Um ex pode realizar tentativas de adquirir suas informações pessoais para te manipular
  • Obtenha controle de programas em execução em segundo plano e desative atividades suspeitas
  • Use uma solução de segurança confiável que o notifique sobre a presença de atividades suspeitas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *